Home OKR OKR – sete etapas para orientar sua equipe
OKR

OKR – sete etapas para orientar sua equipe

Antes de sua equipe começar a redigir a OKR da sua empresa, leia estas sete práticas recomendadas para evitar os erros mais comuns na definição das metas da sua empresa. Objetivos e principais resultados ( OKRs ) são uma boa estrutura para manter sua equipe alinhada com a visão e missão de longo prazo da sua empresa. Como qualquer boa estrutura, existem algumas dicas boas para usar. Neste artigo, falaremos sobre as melhores práticas da OKR.

Práticas recomendadas da OKR

O sistema foi desenvolvido por Andy Grove, da Intel, e foi adotado por grandes e pequenas empresas. Você precisa entender a natureza da OKR antes de escrever qualquer coisa. Tem duas características essenciais, que são:

A estrutura

Duas perguntas principais que precisam ser respondidas ao criar OKRs para sua empresa são apresentadas abaixo:

  1. Para onde queremos levar nossa empresa (objetivos)?
  2. Como chegaremos lá (etapas mensuráveis)?

Toda a sua equipe deve considerar essas questões muito importantes ao seguir as práticas recomendadas da OKR para sua empresa. É essencial para as principais equipes de liderança até os membros da equipe. Responder a essas duas perguntas promove uma interação em cascata de objetivos que mantêm toda a empresa alinhada e ciente de que direção a empresa está tomando.

A filosofia

Existem algumas características que diferenciam os OKRs de outras estratégias de definição de objetivos. Uma dessas características é que consiste em objetivos ambiciosos. Atingir todos os objetivos estabelecidos por sua equipe ou funcionários significa que eles estão jogando pelo seguro, estabelecendo objetivos facilmente atingíveis. Embora os objetivos sejam ambiciosos, os OKRs são alcançáveis.

Outra característica é que os objetivos devem ser mensuráveis. As metas devem estar vinculadas a marcos tangíveis que serão usados ​​para acompanhar o progresso. Uma terceira característica é que os OKRs são voltados para a transparência. A OKR de cada pessoa é visível para outros membros da organização. Por fim, a estrutura é projetada para melhorar o desempenho e não apenas para avaliar o funcionário.

Você pode se interessar por:  Por que os OKRs falham?

Os benefícios dos OKRs para sua equipe

  • Mantém sua empresa alinhada com os objetivos da empresa.
  • O OKRs ajuda você a se concentrar no que é realmente importante, com foco em ações-chave mensuráveis.
  • Promove a transparência, permitindo que os funcionários conheçam e compreendam os papéis de todos os outros e seu impacto na empresa. Isso também garante prestação de contas e responsabilidade.
  • Ele mede o desempenho de todos (de departamentos a equipes e indivíduos) em termos de alcance de seus objetivos.
  • A OKR desafia seus funcionários a superarem seus limites e estabelecerem metas ambiciosas. Isso leva a conquistas inovadoras.

OKRs como praticado hoje

As empresas que usam OKRs criaram um sistema sólido de OKRs em cascata do nível superior ao inferior. Cada resultado passa para o próximo nível como um objetivo para essa equipe ou indivíduo.

Em algumas organizações, os OKRs são distribuídos em cascata em uma abordagem direcional. Assim, a gerência permite que as equipes individuais contribuam, solicitando que exponham suas metas de desenvolvimento pessoal e aspiracional.

Práticas recomendadas para escrever OKRs

Abaixo estão as práticas recomendadas da OKR que muitas empresas seguem:

Para objetivos:

  • Cada equipe, departamento ou indivíduo deve ter de 3 a 5 objetivos.
  • Os objetivos devem ser alcançados em um determinado período de tempo (por exemplo, após um ano ou um quarto). Não é uma tarefa contínua.
  • Os objetivos devem ser ambiciosos. No Google, uma taxa de sucesso de 70% é considerada um desempenho notável.

Para os principais resultados:

  • Existem 3 resultados principais por objetivo.
  • Os principais resultados devem ser mensuráveis.
  • São os passos necessários para alcançar um objetivo. Assim, alcançá-los equivale a alcançar seus objetivos.
  • Não são atividades, mas resultados.

OKRs em 7 passos

O processo explicado abaixo ajudará você e sua equipe a se adaptarem aos OKRs em cerca de seis semanas antes do início de outro ano ou trimestre.

Você pode se interessar por:  Como funcionam os OKRs em uma empresa pequena, média e grande?

Primeiro passo: identificar os objetivos da equipe e os principais resultados

Identifique de três a cinco objetivos principais da sua equipe no próximo ano ou trimestre. Deve estar alinhado com a visão e missão da empresa. A identificação dos principais resultados vem depois disso. As etapas para alcançar esses objetivos também devem ser declaradas.

Segundo passo: decida como sua equipe organizará OKRs

O monitoramento de OKRs pode ser desafiador, mas existem ferramentas e métodos que sua empresa pode usar para fazer isso. Você pode usar planilhas.

Sua equipe precisa identificar um processo sistemático para implantar os OKRs para os membros da equipe, caso contrário, pode ser desorganizado.

Terceiro passo: Trabalhando com líderes de equipe na elaboração de objetivos

Você precisa reunir todos os chefes de departamento e distribuir em cascata a importância dos OKRs. Os benefícios dos OKRs para cada departamento e a empresa como um todo devem ser declarados.

Organize uma reunião com os chefes / executivos envolvidos, para que você possa criar um processo de implementação de OKRs juntos.

Quarto passo: OKRs em cascata para os membros da equipe

O próximo passo seria organizar os líderes / gerentes da equipe que cascatearão o novo processo para suas respectivas equipes. Eles precisam garantir que os OKRs sejam compreendidos pelos membros da equipe.

Quinto passo: redação de OKRs individuais

Após a reunião dos líderes / gerentes, os membros da equipe devem ser instruídos a escrever seus OKRs individuais. Gerentes e membros da equipe devem colaborar nesta fase.

No check-in inicial, o membro da equipe deve fazer uma comparação entre os objetivos individuais e o que o gerente espera. Os objetivos do indivíduo devem estar alinhados com os da empresa.

No final do check-in, o superior imediato e o membro da equipe devem chegar a um acordo. Os superiores imediatos devem permitir que os membros da equipe tomem suas próprias decisões e objetivos, mas, ao mesmo tempo, garantam que estejam alinhados com os valores e objetivos da empresa.

Você pode se interessar por:  Por que usar OKR no seu Negócio

Sexto Passo: Calibração

No final do primeiro ciclo de OKRs, é crucial para sua empresa avaliar como os OKRs individuais podem ter afetado qualquer um dos OKRs da equipe ou da empresa de alto nível. Essa avaliação precederá uma reunião em toda a empresa, na qual os chefes da equipe discutirão a direção da empresa para o próximo trimestre ou ano.

Sétima Etapa: Monitorando OKRs Individuais

Os gerentes devem verificar o progresso dos funcionários e garantir que os principais resultados estejam sendo alcançados. Os OKRs também são uma ótima maneira de medir o desempenho dos membros da equipe e promover a responsabilidade.

Com as etapas acima e as melhores práticas declaradas, a adoção de OKRs por sua empresa será um processo fácil. Se você precisar de orientação sobre como implementar isso, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.

Author

Ingo Porto

Consultor sênior na área de planejamento estratégico. Ingo tem 41 anos, possui MBA em Gestão de Projeto e é atuante no mercado de TI desde 1997. Especialista em Planejamento Estratégico usando OKR, foi sócio de 3 empresas e 9 startups, o que lhe gabaritou a orientar dezenas de startups voluntariamente através da ACE Startups, do Porto Social, do StartPB, da FOZ Incubadora e da Campus Party (um dos maiores eventos de tecnologia do mundo), onde foi premiado como melhor mentor de startups (http://www.secti.pe.gov.br/balanco-startups-sao-premiadas-na-cprecife4/). Foi Analista de Planejamento e Gerente de Projetos de TIC na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e atualmente é Líder Executivo da Grite Soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *