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Marketing de curto e longo prazo: como otimizar as duas estratégias

O alto desempenho do marketing é uma busca essencial para todas as empresas, criando reconhecimento da marca para novos clientes, gerando leads e engajando os clientes existentes para mantê-los fiéis. Existem inúmeras estratégias, canais e objetivos de marketing – dependendo das necessidades da empresa.

Você tem um novo produto saindo? Você alcançou um marco significativo? Você está tentando entrar num novo mercado? Todos esses são objetivos que podem exigir estratégias de marketing diferentes.

O marketing pode ser dividido em curto e longo prazo. Vamos discutir os dois para oferecer uma compreensão mais abrangente de qual deles (ou ambos) é adequado para seus objetivos de negócios.

Marketing de Curto Prazo

O marketing de curto prazo, também conhecido como marketing operacional ou tático, é um plano de até um ano. Esse método geralmente é implementado para promover vendas e promoções, novos produtos e serviços e outros eventos previstos no próximo mês a 12 meses.

O marketing de curto prazo inclui um plano de ação detalhado do tipo de marketing (on-line, impresso, pago, orgânico, etc.), quem executará as estratégias, um orçamento, uma previsão de vendas e o alcance e lucro esperados.

  • Promoções de preços
  • Descontos para certos grupos (militares, professores)
  • Feiras

Marketing a longo prazo

O marketing de longo prazo é uma estratégia que define objetivos mais gerais para os próximos 10 anos. Embora o marketing de curto prazo seja mais fácil de conceituar, pois se concentra no agora; depois de anunciar uma nova fusão ou anunciar uma nova aquisição, o que vem a seguir?

Toda empresa precisa ter um plano de marketing de longo prazo que mantenha a marca atualizada e relevante aos olhos dos clientes. O marketing de longo prazo é benéfico para melhorar as mensagens existentes, descobrir o que funciona e o que não funciona e otimizar leads e conversões.

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Exemplos de marketing de longo prazo incluem:

  • Relações Públicas (RP)
  • Mídia social
  • Otimização de mecanismo de pesquisa paga (SEO)

Melhor de ambos

Para o melhor ROI das estratégias de marketing, é vantajoso ter um plano de marketing detalhado. Comece identificando seu público-alvo (a quem você deseja que suas mensagens cheguem), pesquise seus concorrentes, crie uma mensagem clara e estabeleça um orçamento.

Dependendo desses fatores, defina suas metas e decida quais podem se beneficiar do marketing de curto prazo (anunciando uma venda ou do aumento de seus leads) ou do marketing de longo prazo (promovendo a lealdade na rede estabelecida).

É importante ter em mente as duas visões ao designar recursos para qualquer objetivo de marketing. Se você alocar todos os seus fundos para uma estratégia de curto prazo, pode não ter o suficiente para se dedicar ao crescimento futuro. Por outro lado, se você pensar apenas no futuro distante, poderá não gerar lucros suficientes para sustentar sua empresa no curto prazo.

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