Home Geral Mindfullness, você sabe o que é isso?
Geral

Mindfullness, você sabe o que é isso?

É um mundo ocupado, não tenha dúvida. Você dobra a roupa enquanto mantém um olho nas crianças e outro na televisão. Você planeja seu dia ouvindo rádio e indo ao trabalho e depois planeja seu fim de semana. Mas na pressa de realizar as tarefas necessárias, você pode perder a conexão com o momento presente – perdendo o que está fazendo e como está se sentindo. Você percebeu que ultimamente tem se sentido bem descansado pela manhã ou que sua paciência e energia está terminando durante o período do trabalho? É aí que entra a prática do mindfullness em seu auxílio.

Mindfullness ou “atenção plena”, como também é conhecida, é uma capacidade humana inata – como a aquisição de linguagem. Ela permite que as pessoas se concentrem no que experimentam no momento em que estão, tanto internamente quanto em seu ambiente, com uma atitude de abertura, curiosidade e cuidado. A atenção plena agora está sendo examinada cientificamente e foi considerada um elemento-chave na redução do estresse e na felicidade geral.

Métodos seculares de cultivo da atenção plena estão disponíveis desde o desenvolvimento dos programas de Redução do Estresse Baseados na Atenção Plena (MBSR) e Terapia Cognitiva Baseada na Atenção Plena (MBCT) para o tratamento de dores físicas e problemas de saúde mental nas décadas de 1980 e 1990, mas o cultivo da atenção plena tem raízes no budismo, sendo que a maioria das religiões inclui algum tipo de técnica de oração ou meditação que ajuda a desviar seus pensamentos das preocupações habituais para uma apreciação do momento e uma perspectiva mais ampla da vida.

Benefícios da prática do mindfullnes:

Melhora o bem-estar. Aumentar sua capacidade de atenção plena apoia muitas atitudes que contribuem para uma vida plena. Estar atento facilita o sabor dos prazeres da vida à medida que ocorrem, ajuda você a se envolver totalmente em atividades e cria uma maior capacidade de lidar com eventos adversos. Ao se concentrar no aqui e agora, muitas pessoas que praticam a atenção plena descobrem que são menos propensas a se envolver em preocupações com o futuro ou se arrependem do passado, estão menos preocupadas com as preocupações com o sucesso e a auto-estima e são mais capazes para formar conexões profundas com os outros.

Você pode se interessar por:  Parceria infalível no Hackathon da XP Investimentos

Melhora a saúde física. Se um maior bem-estar não é um incentivo suficiente, os cientistas descobriram que as técnicas de atenção plena ajudam a melhorar a saúde física de várias maneiras. A atenção plena pode: ajudar a aliviar o estresse, tratar doenças cardíacas, diminuir a pressão sanguínea, reduzir a dor crônica, melhorar o sono e aliviar as dificuldades gastrointestinais.

Melhora a saúde mental. Nos últimos anos, os psicoterapeutas se voltaram para a meditação da atenção plena como um elemento importante no tratamento de vários problemas, incluindo: depressão, abuso de substâncias, distúrbios alimentares, conflitos entre casais, distúrbios de ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo.

Os efeitos da meditação da atenção plena tendem a estar relacionados à dose: quanto mais você faz, mais efeito ela costuma ter. A maioria das pessoas acha que leva pelo menos 20 minutos para a mente começar a se acalmar, então essa é uma maneira razoável de começar. Se você estiver pronto para um compromisso mais sério, recomenda-se 45 minutos de meditação pelo menos seis dias por semana. Mas você pode começar praticando as técnicas descritas aqui por períodos mais curtos.

Author

Grite Soluções

Nossa missão é ajudar nossos clientes a solucionarem seus problemas de negócio tornando-os mais eficientes. Acreditamos que assim conseguiremos nos tornar referência em solução de problemas empresariais de qualquer natureza no Brasil. Somos focados em promover agilidade através de soluções que trazem inovação, interação e eficiência para o negócio dos nossos clientes e para isso aplicamos as principais ferramentas de gestão, estratégia e inovação para alavancar seus indicadores de sucesso. Prazer! Nós somos a Grite Soluções Empresariais. Visite nosso site: https://www.gritesolucoes.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *