Home OKR Por que usar OKR no seu Negócio
OKR

Por que usar OKR no seu Negócio

Como você pode perceber nesse texto e nesse outro, onde tratamos sobre OKR, essa ferramenta é muito simples de ser compreendida, a começar por sua estrutura:

  1. Objetivos. Você começa definindo de 3 a 5 objetivos principais nos níveis da empresa, equipe ou pessoal. Os objetivos devem ser ambiciosos, qualitativos, com prazo determinado e acionáveis ​​pela pessoa ou equipe.
  2. Resultados. Sob cada objetivo, defina 3-5 resultados mensuráveis. Os principais resultados devem ser quantificáveis, alcançáveis, levar a uma classificação objetiva e ser difícil, mas não impossível. Os resultados do OKR podem ser baseados em crescimento, desempenho ou engajamento. Geralmente, eles são numéricos, mas também podem mostrar se algo é feito ou desfeito, portanto, um binário 0 ou 1.

A simplicidade do processo é ótima, mas os benefícios são ainda melhores. O método foi desenvolvido para manter a visão, as metas e os objetivos da empresa, equipe ou indivíduo em primeiro plano. As pessoas sabem o que se espera delas e como seu trabalho se encaixa nas tarefas maiores da equipe, departamento ou empresa.

O melhor dos OKRs é que eles não demoram muito tempo para serem configurados e são fáceis de usar. Todos os entendem e a reunião para discutir o progresso é clara e necessária apenas de vez em quando. Embora os indivíduos tenham um relacionamento mais íntimo com seu progresso e sejam responsáveis ​​por suas tarefas, a perda de tempo de muitas reuniões é evitada.

Os gerentes adoram OKRs. Isso motiva as pessoas e alinha as organizações a trabalharem coletivamente em direção a metas e objetivos comuns. Mantém as pessoas focadas nos objetivos importantes, sem ignorar tarefas menores. No geral, os OKRs fornecem um grande impulso ao foco e à produtividade de uma organização.

Você pode se interessar por:  OKR no TRE de Pernambuco

Author

Ingo Porto

Consultor sênior na área de planejamento estratégico. Ingo tem 41 anos, possui MBA em Gestão de Projeto e é atuante no mercado de TI desde 1997. Especialista em Planejamento Estratégico usando OKR, foi sócio de 3 empresas e 9 startups, o que lhe gabaritou a orientar dezenas de startups voluntariamente através da ACE Startups, do Porto Social, do StartPB, da FOZ Incubadora e da Campus Party (um dos maiores eventos de tecnologia do mundo), onde foi premiado como melhor mentor de startups (http://www.secti.pe.gov.br/balanco-startups-sao-premiadas-na-cprecife4/). Foi Analista de Planejamento e Gerente de Projetos de TIC na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e atualmente é Líder Executivo da Grite Soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *