Home Six Sigma Qual a diferença entre Six Sigma e Lean Six Sigma?
Six Sigma

Qual a diferença entre Six Sigma e Lean Six Sigma?

Ao iniciar a jornada do Six Sigma, aprender todos os diferentes termos e abreviações pode ser assustador.  Uma pergunta que ouvimos muito no durante nossas certificações é “Qual é a diferença entre o Six Sigma e o Lean Six Sigma?”

Neste artigo, detalharemos as principais diferenças entre os dois para ajudá-lo a entendê-los melhor. Também tentaremos ajudá-lo a entender qual certificação pode melhor atender às suas necessidades.

No fundo, o Six Sigma e o Lean são metodologias de melhoria de processos. Um se concentra na análise de processos e na remoção de defeitos, enquanto o outro se concentra mais na redução de resíduos. Como as duas metodologias trabalham para realizar tarefas semelhantes, elas geralmente são usadas em conjunto. Inicialmente, esses métodos eram usados ​​quase que exclusivamente no setor manufatureiro. Foi aqui que os processos se desenvolveram e se encaixavam perfeitamente.

Com o passar do tempo, no entanto, muitos outros setores descobriram que o Six Sigma e o Lean podem ajudar suas organizações a economizar dinheiro e melhorar processos. Agora, setores como saúde, tecnologia da informação e até governos federais e estaduais estão usando os princípios do “Lean Six Sigma”.

Vamos dar uma olhada muito breve nos dois métodos separadamente:

Six Sigma

O objetivo do Six Sigma é eliminar o desperdício e a ineficiência, aumentando assim a satisfação do cliente, oferecendo o que o cliente está esperando. É um processo altamente disciplinado que nos ajuda a focar no desenvolvimento e fornecimento de produtos e serviços quase perfeitos.
A palavra Sigma é um termo estatístico que mede o quanto um determinado processo se desvia da perfeição. A idéia central por trás do Six Sigma é que, se você puder medir quantos defeitos possui em um processo, poderá descobrir sistematicamente como eliminá-los e chegar o mais próximo possível de “zero defeitos”.

Você pode se interessar por:  Como escolher sua faixa Lean Six Sigma

Existem cinco etapas básicas para um projeto Six Sigma. Estes são referidos como o método DMAIC. Isso significa definir, medir, analisar, melhorar e controlar. O DMAIC é uma abordagem para a solução de problemas e uma ferramenta para melhorar um processo existente.

Lean

Uma empresa Lean é disciplinada e dedicada a atingir o desempenho ideal com a menor ou menor quantidade de esforço e energia. Como termo nos negócios, o Lean tem um foco amplo no cliente, que se concentra em fornecer mais ao cliente. Isso é feito fornecendo o produto exatamente o que o cliente precisa, quando necessário, nas quantidades certas e pelo preço certo, usando materiais, equipamentos, espaço de trabalho, recursos de mão de obra e tempo mínimos.

Todo o conceito de Lean está focado na remoção de qualquer desperdício desnecessário do processo de produção. Ele se concentra na produção de uma saída de alta qualidade.

A atividade principal na análise de qualquer processo Lean é para:
• mapear os componentes atuais 
• Identificar quais elementos são resíduos
• Mudar ou melhorar os elementos de desperdício e construir um processo novo ou melhorado que é mais magro

colocá-los juntos

Como essas metodologias são muito semelhantes, é natural que sejam usadas em uníssono. Nem todas as indústrias usam “lean”, no entanto, uma vez que se concentra muito na eliminação de resíduos de um processo ou cadeia de suprimentos. Se você trabalha em um setor como Manufatura, Logística, Assistência Médica, Tecnologia da Informação ou uma agência governamental, a seleção da certificação Lean Six Sigma é o caminho mais apropriado. A seleção de qual nível da faixa Six Sigma é mais apropriada para você é discutida em outro artigo. Se você não sabe qual é faixa ideal para sua situação, veja nosso artigo “Como escolher sua faixa Lean Six Sigma

Você pode se interessar por:  O que é Six Sigma?

Author

Grite Soluções

Nossa missão é ajudar nossos clientes a solucionarem seus problemas de negócio tornando-os mais eficientes. Acreditamos que assim conseguiremos nos tornar referência em solução de problemas empresariais de qualquer natureza no Brasil. Somos focados em promover agilidade através de soluções que trazem inovação, interação e eficiência para o negócio dos nossos clientes e para isso aplicamos as principais ferramentas de gestão, estratégia e inovação para alavancar seus indicadores de sucesso. Prazer! Nós somos a Grite Soluções Empresariais. Visite nosso site: https://www.gritesolucoes.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *