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Quatro habilidades para uma inovação aberta bem-sucedida

Introspecção, extrospecção, habilidade técnica e habilidades de interação são fundamentais para a implementação de estratégias eficazes de inovação aberta nas organizações.

Seja uma ideia nova, um novo produto ou um processo renovado, a inovação pode assumir várias formas e é um combustível essencial para o crescimento das empresas. Sustentar a inovação, no entanto, é uma tarefa árdua, semelhante a manter um avião em vôo, mesmo quando suas asas e rodas estão sendo levantadas – uma empresa pode achar difícil conceber e realizar pesquisa e desenvolvimento (P&D) quando está ocupado durante o dia com operações diárias.

Em vez de depender apenas de seus próprios pontos fortes e recursos para inovar, as organizações estão começando a perceber os benefícios da parceria com colaboradores externos para o sucesso, praticando a inovação aberta. Henry Chesbrough, que cunhou o termo OI (sigla de Open Innovation, termo inglês) em 2003, definiu-o brevemente como “o uso de entradas e saídas de conhecimento intencionais para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para uso externo da inovação, respectivamente”.

Desde então, essa estratégia tornou-se um padrão-ouro nas organizações em todo o mundo, mas para garantir que a OI fique profundamente incorporada à cultura de uma empresa e não permaneça apenas um chavão, certas habilidades são necessárias por parte das equipes de inovação nas empresas. Apresentamos aqui quatro habilidades identificadas pela Universidade de Cambridge como sendo imensamente úteis para a implementação bem-sucedida da OI.

Comece com a auto-reflexão (introspecção)

Antes de tomar qualquer ação, ajuda se as empresas fizerem uma pausa e avaliarem internamente sua situação atual. Os líderes das equipes de inovação precisam se perguntar “por que há necessidade de inovação?” E “como são os processos de inovação existentes na minha empresa?”

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Longe de ser uma perda de tempo, um período de introspecção pode revelar lacunas e oportunidades internas – indispensáveis ​​para elaborar declarações equilibradas de problemas para orientar os esforços de inovação. Os executivos podem priorizar os problemas a serem tratados primeiro e buscar soluções que atendam às suas metas de negócios.

Às vezes, essas soluções já podem estar disponíveis internamente; portanto, examinando repositórios e ferramentas internas, as equipes de inovação podem dar um longo processo de desenvolvimento para novas tecnologias. Se uma empresa decidir finalmente que são necessários parceiros externos para co-criar uma solução sob medida, as equipes de inovação devem avaliar qual modelo de colaboração é mais viável, seja licenciar propriedade intelectual (PI) ou iniciar um projeto de pesquisa.

Esteja ciente de seu entorno (Extrospecção)

Embora ser introspectivo seja importante, as organizações também não podem se dar ao luxo de separar seus esforços de inovação de tendências mais amplas do setor. Ao prestar atenção às ações dos concorrentes, às mudanças nas demandas de seus clientes, bem como às tecnologias emergentes em campos adjacentes, as empresas não apenas aumentam suas chances de permanecer relevantes, mas podem até descobrir recursos para preencher lacunas em sua cadeia de valor.

Por exemplo, a gigante tecnológica sul-coreana Samsung notou a demanda do mercado por tecnologia de posicionamento interno e queria incorporar esses recursos ao seu smartwatch Gear S3. Em vez de construir a tecnologia para responder a um nicho relativo por conta própria na arena de rastreamento interno, a Samsung estava aberta à recomendação da IPI(Intermediário de propriedade intelectual) de parceria com a tecnologia de rastreamento baseada em Bluetooth desenvolvida na empresa de Internet das Coisas (IoT), com sede em Cingapura, VIATICK. Trabalhando juntas, as duas empresas desenvolveram um sistema de rastreamento em execução no Samsung Gear S3 Galaxy Watch, que pode fornecer atualizações contínuas sobre o paradeiro de pessoal em ambientes internos e externos.

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Conheça o seu material (habilidade técnica)

 As empresas podem entrar em contato com um Intermediário de propriedade intelectual para obter ajuda ao adquirir novas tecnologias, mas se preferirem desempenhar essas funções por conta própria, suas equipes de inovação devem ter o conhecimento técnico para entender profundamente os princípios de como uma peça de tecnologia funciona. Eles também devem poder avaliar o desempenho e as especificações da nova tecnologia em comparação com o estado da arte existente.

Mantenha os canais de discussão abertos (interação)

Como a OI geralmente envolve várias partes interessadas que se reúnem para trabalhar em uma solução para uma declaração de problema acordado, a comunicação é crítica para que um projeto de OI decole. As equipes de inovação, portanto, devem ser capazes de transmitir ideias de maneira clara e sucinta a outros departamentos de uma organização, trazendo partes diferentes para a conversa desde o início.

Freqüentemente, propostas e planos de negócios precisam ser redigidos e revisados ​​durante a prossecução de uma estratégia de OI, para que escritores capazes de mesclar histórias, insights de mercado e detalhes técnicos em um documento abrangente e convincente também sejam valiosos para as equipes de inovação.

Enquanto isso, em caso de disputas ou disputas entre as partes interessadas, um negociador qualificado pode ser um trunfo para as equipes de inovação, pensando em maneiras de atenuar tensões e trabalhar em direção a um resultado ganha-ganha. Na pior das hipóteses, uma solução amigável ou o término da colaboração podem ser alcançados.

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